quinta-feira, 22 de maio de 2014

Movimento Aldravista: uma explicação

ALDRAVIA tem origem em "aldrava", batedor, argola de metal com que se bate às portas para que estas sejam abertas por quem está dentro da casa. Era comum na maioria dos casarões antigos de Mariana, Sabará, Ouro Preto e outras cidades mineiras.

Em novembro de 2000, com o lançamento do Jornal Aldrava Cultural, nascia o novo movimento poético em Mariana (MG).
Hoje o Movimento Aldravista já alcança algumas cidades da Europa.


O primeiro legado dos aldravistas foi a ideia de organização do mundo artístico a partir do conceito de metonímia** : porções constitutivas das coisas podem representá-las, muito bem, no mundo das significações.


O formato das aldravias é minimalista e se constitui de um poema sintético, constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. 

Vão ai algumas das minhas aldravias. Elas me servem pra contradizer minha poesia longa que muitas vezes não atinge a todos os leitores.

As informações aqui mostradas sobre aldravia e o movimento aldravista foram copiadas de dois sites confiáveis:
1. Recanto das Letras
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3797797
2.Jornal Aldrava cultural
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm 

** metonímia - figura de linguagem que que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário